SEO: Afinal, Como Funciona e Como Usar? Aqui Explico

Os mecanismos de busca, como o Google, são um dos sites mais procurados da internet, é ele que leva um usuário até o seu site. Você quer que o seu site ou blog tenha mais acessos, mais reconhecimento e mais destaque? Então, vou te falar um pouco mais.

Os sites de busca possuem um algoritmo para escolher os sites que vão exibir no resultado da busca, principalmente na primeira página. Ninguém sabe ao certo como é esse algoritmo, mas sabem que ele possuiu alguns critérios de busca que podem ser “manipulados” utilizando as técnicas de SEO.

O SEO é uma ferramenta que deixa o seu site mais atraente para os mecanismos de busca. Fazendo com que seu site apareça na primeira página de resultados, consequentemente ganhando mais visibilidade, mais acessos e até mais seguidores blog ou mais compradores para sua loja.

Para entender como funciona SEO, primeiro você precisa entender como funciona o algoritmo dos sites de busca. É bem simples, porém, um pouco complexo. A busca não é feita na hora que você digita o que está procurando, é feita bem antes. Vou te explicar melhor:

O Google varre a internet com robôs e armazena todos os conteúdos. Como se fosse uma cópia da internet e ele duplica essa cópia várias vezes, é por isso que os resultados das pesquisas aparecem para nós em segundos.

Ele se baseia em conteúdos armazenados, isso significa que nem sempre o que aparece nos resultados é o que está na internet atualmente.

Para que os resultados não fiquem ultrapassados e o site perca sua credibilidade, o conteúdo armazenado é atualizado com certa frequência, cada vez menor, ou seja, quanto mais você atualiza seu site com conteúdos, mais os robôs do Google chegaram até seu site, seu novo conteúdo entrará no armazenamento dele e tem mais chances de aparecer nos resultados de busca.

Depois de tudo armazenado, o Google se baseia em 3 critérios para decidir qual dos itens armazenados é mais relevante para a busca. Os critérios são:

On Page: são elementos que você controla em seu site, como o título, os textos, as palavras-chaves, os nomes das imagens, a URL, entre outros.

Off Page: são as influências, outros sites que contém links que levam até o seu site, como se estivesse te indicando. Quantos mais links apontando para seu site mais fácil é para o Google te achar.

Experiência do usuário: é um elemento cada vez mais levado em consideração, ele se baseia na experiência das pessoas navegando no seu site, como quanto tempo ele permanece no seu site, entre outros.

Agora que sabemos como os mecanismos de busca funcionam, vamos para a parte em que o SEO vai te beneficiar.

  • Como funciona o SEO e como pode te ajudar?

O SEO possui várias técnicas para otimizar seu site porém tem algo que depende unicamente de você e que é de extrema importância, o conteúdo do seu site. Como já vimos anteriormente, um site atualizado é muito mais visitado pelo “robô” do Google.

Além disso, não podemos esquecer que um dos critérios é a experiência do usuário, por isso proporcionar aos visitantes um conteúdo excelente já te garante uma boa parte do caminho.

As técnicas do SEO servem para que seu site apareça entre os primeiros nos resultados das pesquisas. Podemos considerar 5 fatores mais importantes para otimizar um site.

Acessibilidade: estruturar o site para facilitar a leitura do visitante, e dos robôs para que consigam acessas todo o conteúdo mais rápido. Faça texto com poucas ou nenhuma imagem, pois os robôs não conseguem ler imagens e o excesso delas dificulta a leitura de todo o resto.

Conteúdo de qualidade: são muito importantes, porque geram os links externos de pessoas que gostaram do seu conteúdo e compartilharam ele em suas páginas. E como foi dito antes, esse é um dos fatores do Google, o chamado Off Page.

O Google “pensa” da seguinte forma, quanto mais sites possuem links que levam até você significa o conteúdo é bom e que o site tem relevância para a busca.

Palavras-chave: é o elemento mais básico para melhorar sua posição nos mecanismos de busca. Elas podem estar presentes no título do seu site, do seu texto, na url do site, nos seus conteúdos, entre outros.

  • Como saber que qual é a melhor palavra chave?

Simples, pensa no assunto que você está escrevendo, e qual palavra mais o define.

Por exemplo, o texto é sobre o seu cachorro e título será “Como eu cuido do Cebolinha (nome do cachorro)” é um título sem nenhuma palavra chave otimizida, porque as palavra “como”, “cuido” e “cebolinha” não fazem referência ao assunto cachorro.

Experimente usar um título assim “Como eu cuido do meu cachorro”. A palavra “cachorro” é a sua palavra chave.

Usabilidade: um site com boa navegação gerada por um interface bem projetada, isso gera um maior tráfego e atrai citações externas.

Marketing: uma boa estratégia de marketing, atrai mais pessoas para o site além de atrair mais links externos.

Algumas dicas para usar o SEO no seu site:

  • Aposte em palavras chaves mais longas

A concorrência é menor quando a sua palavra chave é mais restritiva.

Por exemplo, “comida” vários sites podem estar usando essa palavra, mas “comida japonesa” já eliminou vários sites que não falam sobre isso.

  • Tags <h2> e <h3>

Utilize essa tag em seus artigos, porque elas indicarão aos mecanismos de busca qual é a parte mais importante do artigo.

  • Tag “alt”

Utilize palavras chaves que facilite seu site de ser encontrado e use a tag “alt” nas imagens do seu site, essa tag é utilizada pelo Google na hora de ranquear as buscas.

  • Evite artigos muito curtos

Construa artigos com no mínimo 500 palavras, pois fica difícil ou até impossível aplicar todas as técnicas de SEO em um texto de 100 ou 200 palavras. Além disso, o Google considera que textos pequenos possuem menos credibilidade.

De fato, as técninas de SEO oferecem muitos benefícios para seu site. É como um efeito dominó, ela coloca seu site na primeira páginas, que consequentemente ganha mais visibilidade, mais acessos, mais pessoas se interessando pelo seu conteúdo ou serviço, podendo gerar mais lucros futuramente.

Você tem alguma dica de SEO para acrescentar? Já usou ou usa as técnicas de SEO?

Comentem aqui logo abaixo o que você achou e não deixe de acompanhar o meu blog para muito mais, hein?!

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