Como Organizar Categorias de sua Loja Virtual para Vender Mais

Como organizar categorias de sua loja virtual para vender mais

Saber como organizar categorias em um e-commerce, pode ser o diferencial para o seu negócio online alcançar ótimas vendas. Você sabia disso?

Caso a resposta seja não, então está mais do que na hora de você começar a se atualizar neste quesito.

E vale ressaltar ainda que, organizar as categorias de uma loja virtual, não é o mesmo que criar um menu com várias subcategorias, não se trata disso.

Para organizar as categorias de sua loja virtual e fazer com que ela venda cada vez mais, é preciso que você vá além disso.

Você precisa contar com algumas dicas estratégicas para organizar da melhor forma possível, todos os produtos que estão à venda no seu e-commerce.

E para lhe ajudar nesse aspecto, listamos abaixo as 3 dicas que pode aplicar para saber como organizar categorias de sua loja e assim garantir bons resultados em suas vendas online.

Confira!

Como organizar categorias de um e-commerce com essas 3 dicas poderosas

 Se você deseja otimizar as vendas da sua loja virtual, a primeira coisa que tem a fazer é melhorar a organização das categorias do seu e-commerce, e isso nós já vimos. Agora para alcançar este objetivo, uma das dicas que pode usar é:

  1. Adote a filosofia do “menos é mais”

Para que o usuário encontre o que procura com facilidade é preciso que as categorias da sua loja virtual esteja disposta de uma maneira simples e prática. Ou seja, você deve tornar a usabilidade do site o mais simples possível para que o seu cliente não sinta dificuldade em selecionar o que procura e efetivar a compra.

Sendo assim, a dica é criar as categorias de forma objetiva, conduzindo o cliente aonde ele realmente deseja chegar, sem criar categorias desnecessárias e que só faça o cliente perder tempo.

Além disso, você não deve criar muitas subcategorias, pois além de deixar o site pesado e difícil de carregar, também dificulta a consulta do cliente em potencial na sua loja.

Nesse caso, o ideal é que crie menos que três níveis para as suas categorias, pois algo acima disso, pode comprometer os resultados do seu empreendimento online.

  1. Reúna seus produtos por temas

Não tem como organizar categorias em uma loja virtual se você não agrupar os produtos por tema.

Fazendo dessa maneira, ou seja, reunindo os produtos por semelhança em menus criados de acordo com o tema de cada produto, tornará a sua loja virtual muito mais organizada e, consequentemente, mais rentável.

Agora, não basta apenas reunir em grupos clássicos, do tipo produtos para homens, mulheres e crianças, por exemplo.

É preciso que você crie algo mais especifico, que faça o cliente se interessar pela temática adotada no site. Você pode, por exemplo, criar o menu “Esportes” e nele incluir produtos que estejam relacionados a essa temática, como tênis, mochilas, dentre outros.

Pequenos detalhes como esse, pode fazer toda a diferença na hora do cliente decidir por fechar ou então desistir da compra.

  1. Crie filtros

Outra dica poderosa para você saber como organizar categorias de um e-commerce, consiste em criar filtros para os produtos na sua loja virtual.

Você pode criar atributos para auxiliar o cliente a encontrar o produto desejado, seja pelo preço, característica, ou mesmo pela marca.

Portanto, estas são as dicas que vão lhe ajudar a saber como organizar categorias em uma loja virtual. Agora basta coloca-las em pratica e separar um tempo para se dedicar ao planejamento e organização do seu e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *