Como Ter Uma Loja Virtual Profissional e Barata

Que atire a primeira pedra quem nunca desejou criar um site para passar a fazer vendas pela internet! O procedimento para exercer essa atividade exige uma estrutura apropriada ao comércio eletrônico, sistema específico para transações online e plataforma que garanta os melhores benefícios para você e para seu cliente.

Se está com essa brilhante ideia saiba que você está multiplicando suas possibilidades de obter sucesso em seu negócio online e de ganhar mais dinheiro. Muitos empreendedores digitais ou organizações já se renderam às excelentes vantagens de comercializar seus produtos pela web.  Alguns dos motivos que os consumidores a optarem pelo e-commerce são – a comodidade, praticidade e rapidez nas negociações.

Os proprietários de empresas também se sentem motivados a investir nesse modelo de negócio pela possibilidade de poderem alcançar um público diversificado a qualquer hora do dia ou noite e sem limites geográficos. No entanto, sempre vem aquela dúvida de como ter uma loja virtual. Veja a seguir algumas informações valiosas para você que pretende adentrar nesse segmento bastante promissor. Confira!

Como ter uma loja virtual – Critérios a serem avaliados

Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns pontos a serem considerados antes de montar uma loja virtual como:

  • Quais recursos e funcionalidades deverão ter na plataforma que ficará a loja virtual.

É você enquanto empreendedor que precisará fazer esse trabalho e análise de observar todas as características de sua empresa e assim determinar qual será o serviço mais adequado para o seu objetivo de negócio. Observe o seguinte exemplo:

  • Suponha que você saiba fazer arte em gesso e queira começar a vender suas criações pela internet. Mesmo que você não saiba como funcione o processo para efetuar vendas online, você consegue identificar claramente quantos produtos tem para oferecer, quais são características e detalhes de cada um e como será feita a logística de entrega.

A partir dessa análise é que você conseguirá saber qual será a melhor plataforma para sua loja virtual, não faz sentido você ter apenas 30 produtos disponíveis para venda e contratar um serviço que suporte novecentos produtos para cadastro. Conseguiu perceber com deve ser feita essa escolha?

Outros critérios que você deve avaliar são:

  • Formas de pagamento aceitas.
  • Números de páginas visualizadas.
  • Sistema de segurança (SSL).
  • Inclusão do cálculo de frete.
  • Controle de pedidos, vendas e estoque.
  • Gerenciamento do painel de controle.
  • Permissão para cadastro de clientes.
  • Rastreamento e visualização de pedidos, bem como a situação dos mesmos.

Esses são apenas alguns critérios. Talvez você não precise de todos, porém a maioria das lojas virtuais possui boa parte deles.

Serviços online e plataformas disponíveis para criação de lojas virtuais

Alguns dos serviços online que se destacam quando o assunto é melhor custo benefício para criação de lojas virtuais são:

Quanto às plataformas para desenvolvimento de loja virtual existe um modelo chamado de CMS que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.  Trata-se de um aplicativo onde você usuário/empreendedor irá baixar e instalá-lo dentro de seu servidor para que crie uma loja online dentro de seu endereço web. Para isso é preciso que tenhas um serviço de hospedagem e domínio próprio.

Os CMSs mais eficazes atualmente são:

  • Woocommerce
  • VirtueMart+Joomla.
  • Magento
  • Prestashop

Se ainda você está na dúvida de como ter uma loja virtual, se pela contratação de um serviço ou online ou plataforma, o mais recomendado para você inicialmente é o WooCommerce, pois ela é a que mais se destaca das demais citadas pela facilidade e simplicidade de uso, além de ser totalmente gratuita.

Por fim, essas são as formas de como ter uma loja virtual – optando por empresas que oferecem esses serviços para elaboração ou por plataformas que disponibilizam meios de criação e gerenciamento de empreendimentos online.

Então, gostou? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário que eu responderei prontamente!

Um abraço.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *