Porque o Inbound Marketing é Importante

Grande parte dos empreendedores quando abrem o negócio sempre se perguntam: “Como chamar a atenção das pessoas?” ou “Como divulgar o meu negócio?”. A resposta se resuma em duas palavras: Inbound Marketing.

Inbound Marketing é o método mais eficaz de realizar negócios online. Não é segredo que a internet é uma grande aliada para aumentar seu número de clientes e consequentemente seus lucros.

Porém, uma divulgação com planejamento e com conteúdo é muito mais eficiente do que apenas uma divulgação normal que aparece no cantinho das páginas. Quando uma pessoa se interessa pelo o que você oferece as chances dela voltar a consumir e se tornar um cliente fixo é muito maior.

Ao conhecer essa nova forma de marketing, começamos a questionar os métodos que utilizamos até agora.

Quando dinheiro você gasta com banners, outdoors, panfletos, colocar anúncios em ônibus, em revistas, nos cantinho dos sites ou no meio dos sites? Com certeza, não é pouco.

Esse tipo de publicidade é invasiva, ou seja, “compre meu produto” ou “use meu serviço”. Você vai me dizer: “Mas é exatamente isso que eu quero que eles façam”. Sim, eu entendo. Essa técnica já deu muito certo porém as pessoas mudaram, estão mais conscientes, controlam o tipo de conteúdo que vão absorver.

Então se o seu marketing não tiver nenhum atrativo, nenhum conteúdo, ele será descartado. E você vai estar apenas jogando dinheiro e tempo no lixo e até queimando o nome da sua empresa no mercado.

Porque o Inbound Marketing é importante e como fazer?

  • Ganhar o Interesse do seu Público…

Pense como um consumidor que tem total controle das informações que vai receber ou acessar, principalmente na internet. Por exemplo, antigamente sua programação era invadida pelos comercias e você não podia fazer nada para impedir isso. Hoje você pode gravar seu programa favorito e ver sem comercias.

Mais um exemplo, as propagandas nas janelas dos sites, é algo chato e invasivo que está atrapalhando a leitura do conteúdo. Ou seja, se torna algo que ninguém gosta, que não causa interesse.

Isso ocorre também com os anúncios do Youtube antes dos vídeos, ele dá a opção de pular o anúncio após cinco segundos e posso te garantir que pouquíssimas pessoas veem o anúncio até o final, a menos que, seu anúncio tenha um conteúdo tão bom que ganhe o interesse em 5 segundos.

  • Veja as 4 Ferramentas Principais…

SEO: é um otimizador de pesquisas e a principal ferramenta, é através dele que o seu site vai ficar na primeira página das buscas do Google. Ele funciona, basicamente, através de palavras chave porém vai um pouco mais além disso. Vale a pena você se informar mais sobre o assunto.

Email: oferece o contato direto com as pessoas. A possibilidade de você buscar opiniões sobre o seu conteúdo, de você apresentar novidades, enviar um desconto especial, coisas que iram atrair a atenção para que seu email não vire um spam.

Redes Sociais: Facebook, Twitter e Instagram são os mais utilizados. O Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais durante o dia a dia. Crie uma conta para sua empresa nas principais redes, depois de um observe qual é a rede que o seu público alvo mais utiliza para que você se concentre mais nela.

Nessas redes sociais, divulgue conteúdos interessantes que provoquem algum tipo de reação positiva em quem está lendo. Claro que dentro do assunto do produto ou serviço que você oferece.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupa feminina, poste fotos de looks, dê dicas de moda, de customização utilizando uma peça da sua loja e coisas que chamam a atenção do público feminino.

Blogs: Aqui é aonde você vai criar o conteúdo para que as pessoas se encantem e voltem. Seguindo o exemplo de loja de roupa feminina, no seu blog você pode fazer vários artigos sobre moda: como usar tal peça de roupa ou dicas de look para o trabalho. Sempre que possível use os seus produtos.

Ao final dos artigos, peça a opinião das pessoas nos comentários e responda sempre. Procure interagir com as pessoas, para saber qual tipo de conteúdo elas mais gostam.

Além disso, o blog é o lugar perfeito para você pedir o email das pessoas. Por exemplo, no final dos seus artigos ou no final da página, coloque uma janela perguntando se a pessoa gostou do conteúdo e pedindo para ela se cadastrar pois irá receber uma notificação sempre que sair um artigo novo.

  • Principal Estratégia do Inbound Marketing

Planejamento: para ter uma boa colocação nas ferramentas de busca você precisa de um bom conteúdo. Por isso, planeje bem o qual será o assunto principal abordado no seu site, o seu melhor marketing é oferecer conteúdos de qualidade.

Alcance: Nessa parte entra as redes sociais, o blog e o email. Use as redes sociais e blog para alcançar a maior quantidade de pessoas dentro do seu público alvo e por meio deles, principalmente do blog, aumente sua lista de emails.

Público Alvo: Saiba claramente qual é seu público alvo, assim fico muito mais fácil produzir conteúdos interessantes.

Ação: Faça mais pelo seu público, use seu blog para dar dicas de como resolver algum problema, seja sobre casa, moda, beleza, construção, independente do assunto. Com isso, você ganha a oportunidade e permissão do leito para uma possível venda.

Converter: Você já sabe o problema do seu público, já apresentou uma forma de resolver e, olha que coincidência, você vende exatamente o que ele precisa. Assim você converte um leitor em um cliente.

Engajamento: Não busque clientes, busque fãs. São as pessoas que admiram seu trabalho e gostam do seu conteúdo e, principalmente, que irão falar de você por ai, que irão de te indicar para os amigos, que farão a sua divulgação.

O Inbound Marketing vai até aonde a sua criatividade alcançar. Faça dele um grande aliado, mude suas técnicas de marketing e seu jeito de comunicação com futuros clientes.

Não esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e ficar de olho no meu blog para muito mais, hein?

Até a próxima.

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