Principais estatísticas de e-commerce que você precisa analisar

Qualidade do produto e eficiência no atendimento são fatores que certamente determinam o sucesso de uma loja virtual. Mas além destes, também é fundamental ficar de olho nas estatísticas de e-commerce para garantir a sobrevivência do seu negócio frente a concorrência de mercado.

São elas que vão lhe mostrar como anda o seu negócio, qual a perspectiva para os próximos anos, o que está funcionando e o que deve ser modificado em seu negócio online.

Por isso, você deve dedicar um tempo para conhecer e analisar as estatísticas do seu e-commerce. Afinal de contas, o crescimento do seu negócio depende disso.

Mesmo que a sua loja virtual apresente bons resultados, sempre existem meios de melhorar e otimizar o desempenho do seu negócio na internet. E analisar as estatísticas do seu e-commerce, é uma delas.

E para lhe ajudar nesse aspecto, listamos abaixo algumas das principais estatísticas de e-commerce que devem ser avaliadas por quem trabalha nesse mercado.

Confira!

Conheça as principais estatísticas de e-commerce

 Quantidade de visitantes da sua loja virtual

Um dos indicadores que você deve analisar em estatísticas de e-commerce, é a quantidade de pessoas que visitam o seu e-commerce.

Isso porque através desse indicador, é possível analisar o número de páginas que foram visualizadas em um determinado período, o que facilita, por exemplo, a análise de uma campanha de ofertas, para saber se ela está ou não gerando muitos pages views.

  • Vendas periódicas

Outro indicado interessante e que deve ser analisado nas estatísticas de e-commerce, são as vendas realizadas por período.

Esta informação pode fornecer dados relevantes para o empreendedor, como por exemplo, em qual ou quais meses ocorreram os maiores picos de vendas. Mas para isso, é preciso acompanhar, em detalhes, a evolução dos pedidos e identificar quais deles foram convertidos em vendas, por período.

  • Margem de lucro

Não tem como falar de estatísticas de e-commerce, sem citar esse indicador, afinal de contas, é muito importante que o empreendedor tenha noção do quanto está lucrando com a venda dos seus produtos.

Por isso, não deixe de analisar essa estatística, pois ela precisa ser alinhada com as principais saídas do seu e-commerce, até mesmo para identificar a existência de erros na precificação dos produtos, que podem estar reduzindo os seus lucros.

  • Carrinho abandonado

A existência de muitas compras não finalizadas, é um indicador que pode evidenciar possíveis erros na sua loja ou em suas campanhas de vendas que estão impedindo o seu público de finalizar a compra.

Por meio dessa métrica, você pode, por exemplo, identificar qual foi o exato momento em que o seu cliente desistiu da compra. E a partir disso, buscar meios para resolver o problema e voltar a converter mais vendas para o seu negócio.

  • Taxas de conversão

Por falar em taxas de conversão, este é mais um indicador que deve analisar em estatística de e-commerce, afinal de contas, uma loja, seja ela física ou online, não consegue se manter de pé, se não apresenta uma boa taxa de conversão.

Portanto, estas são as principais métricas que você deve avaliar quando o assunto são estatísticas para e-commerce.

Claro que existem vários outros indicadores, mas o fato é que você nunca deixe de acompanhar o seu negócio, afinal de contas, ninguém melhor do que você para conhecer e avaliar o progresso da sua loja virtual.

Gostou do artigo? Então aproveite para ler também o post que fala sobre como evitar abandono de carrinho e aprenda como evitar esse tipo de problema no seu e-commerce.

Até o próximo post!

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